Sobre
a bauer virtual

A Bauernfest – Festa do Colono Alemão ocorre anualmente no mês de junho, desde 1990 para homenagear a chegada dos colonos germânicos em 1845, em Petrópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro. É considerada a maior festa do calendário turístico-cultural do município e a segunda maior do gênero no Brasil. Durante 31 anos, a Bauernfest é um período em que a cidade se enfeita com as cores preta, vermelha e amarela e proporciona experiências culturais e históricas. 

Em 2020, devido à pandemia, a Bauer será realizada em ambiente virtual, mas manterá a tradição, valorizando suas origens, hábitos, costumes, o artesanato, a culinária típica e a cultura cervejeira.

É uma iniciativa, em parceria, das seguintes instituições da sociedade civil e empresários: Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP), Clube 29 de Junho, Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Instituto Histórico de Petrópolis, Associação de Microcervejarias Artesanais de Petrópolis (AMP), Associação de Empresários da Rua Teresa, Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Instituto Bingen, FECAB, Willemsen Confeitaria, Chocolates Katz, Restaurante Pepper, iDIGO e site Delivery Petrópolis, Noel Turismo e Eventos e artesãos de associações da cidade.

Apoio: Prefeitura de Petrópolis

 

Realização:

Patrocínio

Apoio:

Todas as empresas participantes da Bauer Virtual 2020, com suas ofertas e promoções, estão reunidas nesse site. São mais de 50 empresas, cada uma com até 3 ofertas.

Cada venda realizada por esses empresários destinará R$ 1,00 para a Associação de Guias de Petrópolis (AGP), um compromisso de responsabilidade social de todos os participantes.

Programação Cultural da Bauer Virtual

O Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a revista Absolut Rio promovem a segunda edição da exposição "Alemanha em Flores". Desta vez em edição virtual.

O evento tem como objetivo divulgar a cultura alemã, neste edição, focando nos trajes folclóricos das regiões da Alemanha e com destaque para os detalhes artesanais presentes nestas peças. A curadoria da exposição é do pesquisador de Cultura alemã Antenor de Carvalho.

Programação Cultural Alternativa

O Blog @abauernfest, criado há um ano com o intuito de divulgar a Festa do Colono Alemão, preparou uma programação cultural alternativa para também apoiar as atividades da BAUER VIRTUAL.

No Blog, você pode acompanhar a programação completa. O blog é parceiro da iniciativa virtual desse ano. Todos juntos, vamos fazer história!!! Veja abaixo a programação completa.

Programação - Bauer Virtual 2020 - Bauernfest 2020 Petrópolis

Edições Anteriores da Bauernfest

Créditos: Prefeitura de Petrópolis

Créditos: AGFAP

Créditos: Gisele Rocha